Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 25, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
domingo 25, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Fecomércio aponta: endividamento na capital permaneceu estável em janeiro

O endividamento dos palmenses permaneceu estável em janeiro conforme demonstra a pesquisa que mede o endividamento e inadimplência dos consumidores de Palmas, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio Tocantins. No referido mês a pesquisa aponta que 70,2% dos entrevistados estão endividados, 13,3% dos endividados estão inadimplentes e 0,5% não terão condições de quitar suas dívidas.

Quando é realizada a comparação com o mês de dezembro, o índice apresenta queda de 0,8%. Já quando comparado a janeiro de 2019, houve um aumento de 1%.

Nacionalmente, a pesquisa mostrou que houve queda em janeiro de 2020 de menos de 1%. Também foram registradas quedas em relação ao total de famílias com dívidas ou contas em atraso (de 24,5% para 23,8%) – pelo terceiro mês consecutivo – e no percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes (de 10% para 9,6%).

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar de o endividamento permanecer em um patamar elevado, a queda nos indicadores de atraso e inadimplência reforçou que as dívidas têm sido compatíveis com a renda das famílias. “As melhores condições do crédito têm permitido a ampliação desse mercado ao consumidor, que vem tendo mais segurança para comprar por conta da melhora recente do mercado de trabalho, confirmada pelos últimos indicadores econômicos”, afirma.

Em Palmas, 63% dos consumidores entrevistados consideram-se pouco endividados. Dentre as principais dívidas continuam no ranking, o cartão de crédito, líder absoluto com 80,3%, seguido de financiamento de carro com 21,9% e carnês que representam 19,8%.

O presidente interino do Sistema Fecomércio Tocantins, Domingos Tavares, alerta sobre dívidas com juros altos. “Nós sabemos que o cartão de crédito quando bem usado traz benefícios, mas se não, ele é um grande vilão. Os juros praticados nesse tipo de crédito são muito altos, o consumidor deve evitar pagar somente a parcela mínima e quitá-lo em sua totalidade e ainda dentro do prazo. O mesmo equivale para os carnês próprios de lojas”, explicou.

A pesquisa mostra ainda que 42,6% dos palmenses tem dívidas atrasadas por um período de 30 a 90 dias. O tempo médio de atraso neste mês foi de 48,6 dias. Já com relação ao comprometimento com a dívida, 42,2% disseram ter dívidas por mais de um ano, sendo o comprometimento médio de 8 meses. Por último temos o comprometimento da renda familiar com dívidas, 74,9% comprometem de 11 a 50% de sua renda com esse tipo de débito. A média de comprometimento da renda família com dívidas em janeiro foi de 32,8%.

Essa e as demais pesquisas mensais realizadas sobre intenção de consumo e confiança do empresário do comércio estão disponíveis no banner “Pesquisas”, no site: www.fecomercioto.com.br.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Gabriela Rocha lidera ranking das músicas gospel mais tocadas da semana

O mercado da música gospel segue em franca expansão no Brasil e domina não apenas os púlpitos, mas também...

Fique atento! Posse exclusiva de imóvel herdado pode caracterizar usucapião entre herdeiros

Se o herdeiro exerce posse exclusiva, ininterrupta, pacífica e com animus domini por mais de 15 anos, pode pleitear...

10 perfumes femininos nacionais com feromônios que deixam os homens loucos por você

Existe uma fórmula secreta que ativa desejo, fascínio e atração? Na perfumaria, a resposta é: sim! E ela mora...

10 perfumes famosos do Boticário que colocam importados no bolso — e deixam sua namorada caidinha por você

Fragrâncias nacionais entregam desempenho, qualidade e são apostas certas para quem busca custo-benefício na perfumaria masculina. A perfumaria nacional tem...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Palmas: Denúncia sobre esgoto no Taquari leva MP a abrir inquérito para investigar

Investigação apura falhas na prestação do serviço de esgotamento sanitário no setor Taquari, em Palmas. Procedimento foi aberto após...

TCE emite alerta para Colinas e mais sete prefeituras por uso irregular de atas de outros municípios

Tribunal de Contas aponta que Colinas do Tocantins aderiu a atas de registro de preços sem cumprir exigências legais....
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img